TGS e Schlumberger anunciam novo programa de imageamento multicliente de azimute plural e amplo na região central do Golfo do México estadunidense

ASKER, Noruega, Feb. 24, 2017 (GLOBE NEWSWIRE) -- A TGS-NOPEC Geophysical Company (TGS) e a Schlumberger anunciaram hoje um programa de imageamento multicliente de azimute plural e amplo (M-WAZ) na área de enorme potencial da região central do Golfo do México estadunidense. Resultados conclusivos são esperados para o início de 2018, antes do período em que se prevê a rotatividade substancial de blocos na área.

Um anexo que acompanha este comunicado está disponível em http://www.globenewswire.com/NewsRoom/AttachmentNg/7b0f11ce-44a6-4f44-83db-5ce04798f826

O novo programa imageamento Fusion M-WAZ contém dados que cobrem mais de 1.000 blocos de Plataforma Continental Exterior (OCS) (~23.000 km2) a partir de programas 3D de WAZ adquiridos anteriormente pela TGS e Schlumberger com o sistema WesternGeco Q-Marine* de receptores pontuais marinhos sísmicos entre 2008 e 2012. Esse grandioso programa de reimageamento processará dados das áreas do desfiladeiro do Mississipi, vale de Atwater e plataforma Ewing Bank utilizando as mais recentes tecnologias de imageamento para fornecer mudanças positivas significativas na qualidade dos dados para as rodadas de licenciamento que estão por vir. Espera-se que a área continue sendo de alta prioridade para as empresas de E&P em um futuro próximo e que ela aproveite as duas rodadas de licenciamento ocorridas todos os anos pelos próximos cinco anos sob o novo Programa de Cinco Anos da BOEM 2017-2022.

“Essa região de enorme potencial é uma área fundamental para a TGS e Schlumberger, onde temos uma relação bem próxima com os clientes que continuam exigindo os melhores dados para dar suporte a suas atividades de exploração e perfuração”, disse Kristian Johansen, CEO da TGS. “Temos um forte histórico de agregar valor aos conjuntos de dados existentes através de reprocessamentos com a mais recente tecnologia. O Fusion é o maior projeto de reprocessamento de amplo azimute já realizado pela TGS em colaboração com a Schlumberger.”

Maurice Nessim, presidente da WesternGeco, pertencente à Schlumberger, acrescentou: “Essa colaboração de reimageamento combina a utilização da mais recente tecnologia de reimageamento com as medições e o amplo conhecimento geofísico e geológico de alta qualidade da Q-Marine dessa prolífera área. Os clientes têm demonstrado enorme interesse e estamos confiantes de que esse projeto oferecerá a eles uma vantagem competitiva na rodada de concessões que está por vir e antes da grande rotatividade de blocos.”

O fluxo de trabalho com processamento personalizado para esse projeto irá incluir várias tecnologias de reimageamento recém-desenvolvidas, incluindo redutor de ghost 3D de WAZ; eliminação múltipla em relação à superfície 3D (SRME); coleta de compensação comum RTM (COR) e tomografia guiada por imagem; e modelagem de velocidade de anisotropia ortorrômbica. Durante o reprocessamento, geocientistas irão atualizar a interpretação do sal e somar contribuições a partir dos mais recentes dados de manancial revelados para a área.

O programa de reimageamento é apoiado por fundos do setor. Os dados de rápido rastreamento estarão disponíveis em 2017 para avaliação de propostas da rodada de concessões.

Sobre as empresas

A TGS-NOPEC Geophysical Company (TGS) fornece dados de geociência para vários clientes nas empresas de exploração e produção de petróleo e gás em todo o mundo. Além de bibliotecas de dados geológicos e geofísicos com extensão global que incluem dados sísmicos de vários clientes, dados de gravidade e magnetismo, registros digitais de manancial, dados de produção e pesquisas direcionais, a TGS oferece também serviços avançados de processamento e imageamento, produtos de interpretação e soluções em integração de dados.

Para obter mais informações, faça uma visita online à TGS em www.tgs.com.

Schlumberger é a provedora líder mundial em tecnologia para caracterização de reservatórios, perfuração, produção e processamento do setor de petróleo e gás. Trabalhando em mais de 85 países e empregando aproximadamente 100 mil pessoas que representam mais de 140 nacionalidades, a Schlumberger fornece a mais completa variedade de serviços e produtos do setor, indo da exploração à produção, e soluções desde o poro até o oleoduto, as quais otimizam a recuperação de hidrocarbonetos para oferecer desempenho da jazida.

A Schlumberger Limited possui seus escritórios principais em Paris, Houston, Londres e Haia e apresentou receitas de US$ 27,81 bilhões em 2016. Para obter mais informações, visite www.slb.com.

*Marca da Schlumberger

Declarações prospectivas

Todas as declarações neste comunicado que não sejam fatos históricos são declarações prospectivas, as quais estão sujeitas ao vários riscos, incertezas e suposições que são difíceis de prever, e são baseadas em suposições como eventos futuros que podem não se provar precisos. Esses fatores incluem a confiança da TGS em um setor cíclico e seus clientes de princípio, a capacidade de a TGS continuar a expandir mercados para os dados licenciados e a habilidade de a TGS adquirir e processar produtos de dados a custos compatíveis com a lucratividade. Os resultados reais podem ser materialmente diferentes daqueles esperados ou projetados nas declarações prospectivas. As declarações prospectivas são válidas apenas na data deste comunicado. Tanto a TGS como a Schlumberger não assumem nenhuma responsabilidade ou obrigação de atualizar ou alterar essas declarações por qualquer motivo.

A TGS-NOPEC Geophysical Company ASA está listada na Bolsa de Valores de Oslo (OSLO:TGS).

A TGS patrocinava o comércio de American Depositary Shares no mercado estadunidense de balcão sob o símbolo "TGSGY”.

Para obter mais informações, entre em contato com:

Investidores e Mídia

Sven Børre Larsen