CEO do McDonald's Jim Skinner se aposenta; Conselho escolhe Don Thompson como sucessor

OAK BROOK, IL--(Marketwire - Mar 21, 2012) - McDonald's Corporation (NYSE: MCD) anunciou hoje que o Vice Chairman e CEO Jim Skinner informou ao Conselho Diretor da sua decisão de se aposentar após 41 anos na Empresa, a partir de 30 de junho de 2012. O Conselho Diretor do McDonald's escolheu o atual Presidente e COO Don Thompson como sucessor de Skinner como CEO, a partir de 1 de julho de 2012.

"A estelar liderança de Jim trouxe oportunidades sem precedentes para o McDonald's. Este sucesso beneficiou os nossos acionistas, com o McDonald's alcançando uma taxa anual composta de retorno de 21 % com Jim como CEO, e a capitalização do mercado ultrapassou $100 bilhões pela primeira vez na história da empresa", disse Andy McKenna, chairman do Conselho Diretor do McDonald's. "Jim trouxe um excepcional conhecimento para as operações do restaurante McDonald's e um profundo know-how comercial. Parabenizamos Jim pelos anos de serviço ao McDonald's, sentiremos falta da sua dedicação, sinceridade e sagacidade. Para o futuro o Conselho está confiante que a liderança estratégica e o conhecimento global dos negócios de Don farão dele o CEO ideal. Sua performance como Presidente e COO do McDonald's Corporation e como Presidente do McDonald's USA são exemplos das suas qualificações para conduzir o momento da empresa".

Skinner, 67 anos, passou a ser CEO do McDonald's em novembro de 2004. Ele foi um dos arquitetos do Plano para Vencer, a base de trabalho estratégica da empresa desde 2003. O Plano de "ser melhor e não apenas maior" incentivou a revitalização do McDonald's, com uma imagem recriada de restaurante moderno; aumentou a variedade do menu; e iniciativas globais de estilos de vida equilibrados e ativos. Com um foco determinado no Plano para Vencer, Skinner liderou a empresa durante quase nove anos consecutivos de aumento de vendas globais comparáveis.

"Fazer o que é certo para os nossos clientes e para os nossos negócios foi a base da minha dedicação como CEO do McDonald's", disse Skinner. "Estou honrado em ter servido e conquistado a confiança do Conselho, nossos acionistas, franquiados, fornecedores e dos homens e mulheres desta grande empresa. Don Thompson está bem preparado para assumir o papel de CEO, e sob a sua liderança, a nossa empresa continuará a atender as necessidades dos nossos 68 milhões de clientes no mundo todos os dias. Com Don no comando, estou extremamente confiante no futuro do McDonald's".

"Estou honrado em ser escolhido pelo Conselho", disse Thompson. "Jim tem sido um excelente líder, mentor e amigo. É com humildade que recebo o bastão de CEO do McDonald's. A nossa equipe gestora é forte e continua focada no Plano para Vencer e nas nossas três prioridades globais -- otimização do menu, modernização da experiência do cliente e ampliação do acesso para mais clientes. Nossos franquiados, fornecedores e funcionários se dedicam a garantir que o McDonald's seja a forma e o local favorito para comer e beber dos nossos clientes".

Thompson, 48 anos, passou a ser o Presidente e COO do McDonald's em janeiro de 2010. Neste cargo ele dirigiu a estratégia e operações globais de mais de 33.000 restaurantes McDonald's em 119 países. Anteriormente, ele foi Presidente do McDonald's USA de 2006 a 2010. Neste cargo, ele foi responsável pela direção estratégica e pelos resultados positivos de quase 14.000 restaurantes nos EUA.

Um veterano de 22 anos no McDonald's, Thompson começou na empresa como engenheiro elétrico em 1990. Desde então, ele ocupou vários cargos de liderança nos EUA e no sistema global. Além de pertencer ao Conselho Diretor do McDonald's, Thompson é membro dos Conselhos Diretores da Exelon Corporation e do Northwestern Memorial Hospital. Ele também é Curador da universidade Purdue University onde se formou.

Skinner também pediu demissão do Conselho Diretor do McDonald's, a vigorar a partir de 30 de junho de 2012.

Para completa informação biográfica e fotos de Jim Skinner e Don Thompson, visite http://www.aboutmcdonalds.com/mcd/our_company/leadership.html

McDonald's
McDonald's é a principal rede de varejo de alimentos global com mais de 33.000 locais servindo aproximadamente 68 milhões de clientes em mais de 119 países diariamente. Mais de 80% dos restaurantes McDonald's em todo o mundo são de propriedade e operados localmente por homens e mulheres. Para mais informação sobre a empresa, visite www.aboutmcdonalds.com.

Informação de contacto:

MÍDIA: