A Pacific Biosciences lança uma nova plataforma de sequenciamento baseada em sua tecnologia SMRT

O sistema Sequel(TM) oferece rendimento significativamente mais alto, reduzindo custos e o tempo gasto em projetos

MENLO PARK, Calif., 2015-10-03 02:39 CEST (GLOBE NEWSWIRE) -- A Pacific Biosciences of California, Inc. (NASDAQ:PACB), pioneira e líder em sequenciamento de leitura de longa duração usando sua tecnologia Single Molecule, Real-Time (Molécula Única, em Tempo Real - SMRT(R)), anunciou hoje que lançou uma nova plataforma de sequenciamento de ácido nucleico. O sistema Sequel(TM) proporciona um rendimento mais alto, mais escalável, uma pegada reduzida e custos de projeto de sequenciamento mais baixos se comparados ao sistema PacBio(R) RS II, além de manter os benefícios existentes da tecnologia SMRT da empresa. A Pacific Biosciences irá apresentar o novo produto no encontro anual da American Society of Human Genetics, que será realizada em Baltimore, Maryland, e começará em 6 de outubro de 2015.

A essência do sistema Sequel é a capacidade das suas células SMRT reprojetadas, que contêm um milhão de guias de onda de modo zero (ZMWs) no lançamento, comparados aos 150.000 ZMWs do PacBio RS II. As polimerases individuais ativas são imobilizadas dentro dos ZMWs, fornecendo janelas para observar e gravar o sequenciamento de DNA em tempo real. Com cerca de sete vezes mais leituras por célula SMRT que o PacBio RS II, os clientes poderão perceber custos mais baixos e menos tempo gasto para projetos de sequenciamento, com aproximadamente a metade do investimento de capital inicial, se comparado com a tecnologia anterior. O sistema Sequel ocupa uma pegada menor -- menos de um terço do tamanho e peso -- se comparado ao PacBio RS II. Como o novo sistema foi criado sobre a tecnologia SMRT estabelecida pela empresa, a maior parte dos aspectos do fluxo de trabalho de sequenciamento não foram alterados.

Michael Hunkapiller, Ph.D., CEO da Pacific Biosciences, comentou: "Estamos extremamente orgulhosos por apresentar o sistema Sequel, que oferece acesso aos benefícios existentes do sequenciamento SMRT, incluindo leituras de longa duração, alta precisão de consenso, cobertura uniforme e informações de metilação integradas - um conjunto de atributos essenciais pioneiro do PacBio RS. O baixo preço do sistema e a pegada menor representam nosso contínuo comprometimento para alavancar a escalabilidade da nossa tecnologia e as características únicas do sequenciamento SMRT. Além disso, com seu baixo custo de produtos (aproximadamente um quarto do PacBio RS II), esperamos poder alcançar um substancial aumento da margem bruta e caminharmos mais rapidamente em direção à lucratividade".

"Vamos continuar a dar suporte aos nossos clientes do PacBio RS II e esperamos introduzir melhorias na preparação de amostras, química de sequenciamento e software que irão aumentar o desempenho desse sistema, como temos feito a cada ano desde o início da comercialização do PacBio RS, em 2011, e do PacBio RS II, em 2013. Esperamos fazer substanciais melhorias de desempenho semelhantes a cada ano para o sistema Sequel", acrescentou o Dr. Hunkapiller. "Além disso, a arquitetura do Sequel oferece a capacidade de escalar o desempenho ao variar substancialmente o número de ZMWs nas futuras células SMRT, otimizando, assim, o rendimento e os custos de operação para aplicações específicas".

O sistema Sequel foi concebido para projetos como a geração rápida e de baixo custo de montagens de novo de alta qualidade do genoma inteiro. Ele pode oferecer a caracterização de uma ampla variedade de tipos de variação genômica, incluindo aquelas em regiões complexas inacessíveis com leitura de curta duração ou tecnologias de sequenciamento sintético de longo alcance, enquanto revela simultaneamente informações epigenéticas. O sistema também pode ser usado para gerar dados para transcriptomas e transcrições direcionadas usando o protocolo Iso-Seq(TM) da empresa. O rendimento aumentado do sistema Sequel deve também facilitar as aplicações de tecnologia SMRT em aplicações de gene metagenômicas e direcionadas para as quais o questionamento de grandes números de moléculas de DNA individual é importante.

O sistema Sequel foi desenvolvido como parte da colaboração da empresa com F. Hoffman-La Roche Ltd (Roche) para fornecer, em última instância, um sistema de sequenciamento de ácido nucleico para uso em diagnósticos in vitro de humanos. Segundo o contrato, a Roche concordou em pagar parceladamente à Pacific Biosciences um total de $40 milhões relacionados ao desenvolvimento do sistema Sequel. A empresa reportou anteriormente que recebeu $20 milhões até o momento, e agora espera receber os $20 milhões restantes durante o último trimestre de 2015.

"Nós parabenizamos a Pacific Biosciences pelo lançamento do Sequel", disse Dan Zabrowski, Chefe da Roche Tissue Diagnostics e Chefe da Roche Sequencing Unit. "Essa nova plataforma de sequenciamento possui vantagens significativas em relação às plataformas comerciais existentes e será usada como base para o aparelho de sequenciamento da Roche, desenvolvido inicialmente para pesquisa clínica, seguido posteriormente pelo lançamento de um instrumento IVD. Prevemos o lançamento inicial para a segunda metade de 2016".

A Pacific Biosciences espera começar as entregas limitadas do sistema Sequel nos Estados Unidos durante o quarto trimestre deste ano e iniciar a escalar o processo de fabricação dos sistemas Sequel e das novas células SMRT durante o início de 2016. Espera-se que as entregas para fora dos EUA comecem em seguida. Uma parte inicial dos aparelhos Sequel será entregue à Roche para expandir seu programa interno de desenvolvimento de análises. O preço de catálogo nos EUA para o sistema Sequel é de $350.000. Hoje, está disponível apenas para pesquisa.

A Pacific Biosciences será a anfitriã de um workshop intitulado "Addressing Hidden Heritability through Long Read Single Molecule, Real-Time (SMRT) Sequencing" (Abordagem de hereditariedade oculta através de sequenciamento de molécula única, em tempo real (SMRT), de leitura de longa duração) na conferência ASHG, quarta-feira, 7 de outubro de 2015, entre 13h e 14h30, horário do Leste, no Sheraton Inner Harbor Hotel, em Baltimore. O evento será organizado por Michael Hunkapiller e Jonas Korlach, da Pacific Biosciences, e incluirá palestras de Richard Gibbs, da Baylor College of Medicine, e Richard Wilson, da Washington University, de St. Louis. As pessoas que decidirem participar da conferência em Baltimore podem se registrar aqui. A empresa irá oferecer também transmissão AO VIVO e acesso à gravação; para mais informações, clique aqui. Os participantes poderão visitar a cabine da PacBio (#907).

Informações sobre a teleconferência

A administração irá organizar uma teleconferência para discutir esse anúncio amanhã, 1º de outubro de 2015, às 11h, horário da Costa Leste dos EUA. Os investidores poderão ouvir a teleconferência através do número de telefone 888.366.7247 ou, se estiverem fora dos EUA, pelo número 707.287.9330. A conferência será transmitida ao vivo via internet e ficará disponível para reprodução no site da Pacific Biosciences, em http://investor.pacificbiosciences.com/.

Sobre a Pacific Biosciences

A Pacific Biosciences of California, Inc. (NASDAQ:PACB) oferece sistemas de sequenciamento para ajudar cientistas a solucionarem problemas geneticamente complexos. Com base na sua nova tecnologia Single Molecule, Real-Time (Molécula Única, em Tempo-Real - SMRT (R)), os produtos da Pacific Biosciences possibilitam: montagem de genoma de novo para finalizar genomas no intuito de identificar, anotar e decifrar estruturas genômicas completamente; análise de transcrição integral para melhorar as anotações em genomas de referência, caracterizar isoformas de splicing alternativo em famílias de genes importantes e encontrar novos genes; sequenciamento direcionado para caracterizar variações genéticas de maneira mais abrangente; e identificação da modificação da base do DNA para ajudar a caracterizar a regulação epigenética e os danos ao DNA. A tecnologia da Pacific Biosciences oferece a precisão de consenso mais alta do setor sobre as leituras de duração mais longa em combinação com a capacidade de detectar as informações cinéticas em tempo real. O sistema Sequel, incluindo consumíveis e software, proporciona um fluxo de trabalho simples, rápido e de ponta a ponta para sequenciamento SMRT. Mais informações estão disponíveis em www.pacb.com.

Declarações prospectivas

Todas as declarações neste comunicado que não sejam históricas ou futuras, incluindo, entre outras coisas, declarações relacionadas aos atributos do sistema Sequel; usos, desempenho e atualizações ou melhorias futuras dos produtos da empresa; tempo para desenvolvimento potencial da Pacific Biosciences, escalonamento de fabricação e entrega de produtos, tanto nos Estados Unidos como internacionalmente, bem como para a Roche; potencial comercialização, tarifação e margem bruta de tais produtos; benefícios esperados do contrato da empresa com a Roche, incluindo a programação antecipada para a Roche lançar produtos, futuras realizações e outros eventos futuros. Você não deve confiar plenamente em declarações prospectivas, pois elas envolvem riscos conhecidos e desconhecidos, alterações em circunstâncias e outros fatores que estão, em alguns casos, além do controle da Pacific Biosciences e poderiam causar resultados reais para diferenciar materialmente

das informações expressas ou implicadas pelas declarações prospectivas feitas neste comunicado. Os fatores que poderiam afetar materialmente os resultados reais podem ser encontrados nos registros mais recentes da Pacific Biosciences na Securities and Exchange Commission (Comissão de Valores Mobiliários), incluindo os relatórios mais recentes da Pacific Biosciences nos formulários 8-K, 10-K e 10-Q, e incluem aqueles listados de acordo com a legenda "Risk Factors" (Fatores de risco). A Pacific Biosciences não assume qualquer obrigação de revisar ou atualizar informações neste comunicado para refletir eventos ou circunstâncias no futuro, mesmo se novas informações forem disponibilizadas.

CONTATO: Para Pacific Biosciences:

Mídia:
         Nicole Litchfield