Conteúdo AMP de carregamento rápido do Google tem 35% mais engajamento do que conteúdo de web móvel

Chartbeat divulga primeiro estudo sobre engajamento de consumidor com Google AMP e Facebook Instant Articles para quantificar o impacto da experiência móvel mais rápida


NEW YORK, NY--(Marketwired - 5 de junho de 2017) - Chartbeat , a principal plataforma de inteligência de conteúdo para editores, divulgou hoje o primeiro estudo da indústria que quantifica o impacto das experiências móveis de alta velocidade na web proporcionado pelo Projeto Accelerated Mobile Pages (AMP) do Google e Facebook's Instant Articles (FIA). A Chartbeat avaliou o comportamento e interações do público móvel no AMP e FIA entre junho de 2016 e maio de 2017 em mais de 360 sites, e o resultado foi conclusivo: a velocidade conta e contribui para o maior engajamento com o conteúdo.

Embora os leitores esperem uma experiência total nas telas, o carregamento vagaroso das páginas móveis e o ecossistema fragmentado da tecnologia móvel faz com que os editores lutem para manter os leitores engajados. O AMP e FIA foram lançados em 2016 para melhorar a experiência móvel do consumidor nas páginas inchadas na Web. Com o AMP e FIA as empresas de mídia podem publicar versões simplificadas e de carregamento rápido dos seus artigos e testar novas estratégias de monetização que estão cada vez mais importantes do que nunca pois mais de 50% do tráfego de editores são móveis.

A Chartbeat avaliou o primeiro ano das interações do público com o conteúdo AMP e FIA em sites que usam as integrações de plataformas da Chartbeat para ver o desempenho da experiência móvel de alta velocidade e como os editores estão se beneficiando.

Ao estudar a condução do tráfego para os sites dos editores com artigos por meio do AMP e FIA, a Chartbeat concluiu:

  • Um editor típico que implementou o AMP tem 16% do tráfego móvel no conteúdo AMP e quem implementou o FIA tem cerca de 14,8% do tráfego móvel na Instant Articles.
  • Os dois formatos são responsáveis por cerca do mesmo tráfego móvel
  • O AMP consome cerca de três vezes mais artigos diariamente do que o FIA. Isto é semelhante ao observado em pesquisa vs. social porque os artigos na pesquisa têm uma vida útil mais longa do que na área social. Por outro lado, menos artigos são consumidos no FIA, mas, os artigos no FIA causam mais tráfego.

Quanto à experiência e o engajamento do usuário, a Chartbeat concluiu:

  • Os formatos AMP e FIA são muito mais rápidos do que a web móvel. O carregamento no AMP é basicamente quatro vezes mais rápido do que a experiência no site móvel padrão, e o carregamento no Instant Articles ainda é mais rápido.
  • Os leitores que usam o conteúdo no AMP têm um engajamento 35% mais longo que o conteúdo no site móvel padrão.
  • Em média, os leitores móveis padrão se engajam durante 31,5 segundos e os leitores de pesquisa móvel se engajam durante 35,6 segundos. No entanto, os leitores de AMP se engajam durante 48,2 segundos.

O fato de que os leitores estão se engajando durante mais tempo do que o normal sugere que uma experiência de web mais rápida realmente contribui para atrair e manter a atenção. De acordo com os estudos de casos da Chartbeat, um engajamento mais longo tem resultados mais impactantes, tais como maior visualização, aumento da fidelidade e crescimento do público a longo prazo. Os desafios são muitos, mas estes resultados indicam um forte potencial para a experiência móvel de maior velocidade.

Para mais detalhes sobre a nova pesquisa da Chartbeat, faça o download do relatório completo aqui.

CHARTBEAT
A Chartbeat, a plataforma de inteligência de conteúdo para editores, acredita que os criadores de conteúdo atuais precisam de informações de missão crítica em tempo real e por meio das plataformas no desktop, sociais e móveis, para transformar os visitantes em um público fiel. É por isso que o nosso software vai além dos clicados e visualizações de páginas para que os criadores de conteúdo possam entender o que, dentro do conteúdo, está mantendo as pessoas engajadas. Com parcerias com mais de 50.000 sites em mais de 60 países, o software e ferramentas de linha de frente da Chartbeat ajudam as maiores empresas de mídia do mundo a entender, medir e avaliar a atenção gerada pelo conteúdo.

Informação de contacto:

Chartbeat:
Terri Walter
terri@chartbeat.com
Lauryn Bennett
lauryn@chartbeat.com