Abiomed anuncia receita de US$ 132,5 milhões para o T1 do AF 2018, aumento de 29% em relação ao ano anterior

A empresa anuncia reembolso japonês para as bombas cardíacas Impella® e aumenta o limite inferior da previsão de receitas para o AF 2018

DANVERS, Mass., July 28, 2017 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Abiomed, Inc. (NASDAQ:ABMD), provedora líder de tecnologias inovadoras de suporte cardíaco, comunicou hoje a receita do primeiro trimestre do ano fiscal de 2018, de US$ 132,5 milhões, um aumento de 29% em comparação à receita de US$ 103,0 milhões no mesmo período fiscal de 2017. A receita líquida GAAP do primeiro trimestre do ano fiscal de 2018 foi de US$ 37,4 milhões, ou US$ 0,82 por ação diluída, em comparação à receita líquida GAAP de US$ 12,9 milhões, ou US$ 0,29 por ação diluída no ano anterior.

Entre os destaques financeiros e operacionais do primeiro trimestre do ano fiscal de 2018, estão incluídos:

• A receita mundial das bombas cardíacas Impella® no primeiro trimestre fiscal totalizou US$ 127,2 milhões, um aumento de 30% em comparação à receita de US$ 97,8 milhões durante o mesmo período do ano fiscal anterior. A receita nos EUA relativos às bombas cardíacas Impella aumentou 28%, atingindo US$ 114,7 milhões, e a utilização da Impella por pacientes cresceu 27%.

• Fora dos EUA, a receita das bombas cardíacas Impella totalizou US$ 12,5 milhões, um aumento de 53%, predominantemente na Alemanha, que aumentou a receita em 62% em relação ao ano fiscal anterior.

• A base instalada para as bombas cardíacas Impella 2.5® nos EUA agora possui 16 hospitais adicionais, que fizeram as compras iniciais das bombas cardíacas Impella, aumentando a base instalada de clientes para 1.154 locais. A base instalada de clientes para as bombas cardíacas Impella CP® cresceu, com 46 novos hospitais nos EUA, aumentando o número de locais da Impella CP para 1.062. A base instalada de clientes para as bombas cardíacas Impella 5.0® cresceu, com 19 novos hospitais nos EUA, aumentando o número de locais da Impella 5.0 para 472.

• Quinze locais adicionais fizeram as compras iniciais das bombas cardíacas Impella RP® durante o trimestre, elevando o número total de locais para 142.

• A margem bruta para o primeiro trimestre do ano fiscal de 2018 foi de 83,5% em comparação aos 85,4% no primeiro trimestre do ano fiscal de 2017.

• A receita operacional para o primeiro trimestre do ano fiscal de 2018 foi de US$ 33,1 milhões, ou 25,0% de margem operacional, em comparação aos US$ 21,2 milhões, ou 20,6% de margem operacional, no mesmo período do ano anterior.

• A receita líquida GAAP do primeiro trimestre fiscal de 2018 foi de US$ 37,4 milhões, ou US$ 0,82 por ação diluída, beneficiada pela adoção de um novo padrão de contabilidade que exigiu que US$ 16,8 milhões, ou US$ 0,37 por ação diluída, em vantagens fiscais em excesso relacionadas a benefícios na remuneração de funcionários com base em ações fossem registrados como uma redução das despesas com imposto de renda. Isso comparado com a receita líquida GAAP de US$ 12,9 milhões, ou US$ 0,29 por ação diluída para o ano anterior, antes dos novos padrões de contabilidade.

• A Empresa gerou US$ 12,0 milhões em numerário, equivalentes a numerário e títulos negociáveis, totalizando US$ 289,1 milhões até 30 de junho de 2017, em comparação aos US$ 277,1 milhões em 31 de março de 2017. A Empresa incorre em gastos anuais em numerário no primeiro trimestre e atualmente não tem dívidas.

• A Empresa recebeu recentemente aprovação do Ministério Japonês da Saúde, Trabalho e Bem-Estar (MHLW, em inglês) para reembolso das bombas cardíacas Impella 2.5 e 5.0 e 10 associações médicas concluíram o documento de orientação hospitalar. Considerando a média das recentes taxas de câmbio, estima-se que o reembolso japonês seja de US$ 24.000, equivalente ao preço de venda da Impella nos EUA, e comece em setembro deste ano. Esperamos nosso primeiro paciente japonês em setembro e estamos reiterando nosso lançamento controlado da Impella em 10 hospitais no final deste ano fiscal, em março.

• Em 30 de junho, um novo estudo da bomba cardíaca Impella 2.5 da Abiomed demonstrou o potencial benefício de sobrevida com a inserção pré-ICP em ataques cardíacos com tronco de coronária esquerda.

“Fomos notificados pelo MHLW do reembolso japonês para a Impella, que começa em setembro, permitindo nossa introdução no segundo maior mercado de dispositivos médicos do mundo”, disse Michael R. Minogue, Presidente e Diretor-Executivo da Abiomed. “Nossa contínua implementação confirma a Abiomed como uma das empresas de tecnologia médica com crescimento mais rápido, apresentando crescente lucratividade GAAP e nenhuma dívida. Estou orgulhoso da capacidade da nossa equipe de atingir consistentemente nossas iniciativas estratégicas e executar nosso plano tático à medida que a Abiomed constrói o Field of Heart Recovery.”

PERSPECTIVA PARA O ANO FISCAL DE 2018
A Empresa está aumentando o limite inferior da sua previsão de receitas para o ano fiscal de 2018 em US$ 5 milhões, atingindo uma nova faixa de valores, entre US$ 560 milhões e US$ 575 milhões, um aumento entre 26% e 29% em relação ao ano anterior. Isso se compara à previsão anterior, de US$ 555 milhões a US$ 575 milhões. A Empresa está mantendo sua previsão para o ano fiscal para obter uma margem de operação GAAP entre 22% e 24%.

TELECONFERÊNCIA
A Empresa irá apresentar uma teleconferência para discutir os resultados na quinta-feira, 27 de julho de 2017, às 8h, horário do Leste. Michael R. Minogue, Presidente e Diretor-Executivo, e Michael Tomsicek, Vice-Presidente e Diretor Financeiro, apresentarão a teleconferência.

Para ouvir a teleconferência ao vivo, sintonize no webcast via http://investor.abiomed.com ou disque (855) 212-2361; o número internacional é (678) 809-1538. Uma reprodução dessa teleconferência será disponibilizada entre as 11h (horário de Leste) do dia 27 de julho de 2017 e as 11h (horário de Leste) do dia 30 de julho de 2017. A reprodução poderá ser acessada através do número (855) 859-2056; o número internacional é (404) 537-3406. O código de acesso para a reprodução é 51159965.

SOBRE A ABIOMED
Baseada em Danvers, Massachusetts, a Abiomed, Inc. é uma provedora líder de dispositivos médicos que oferecem suporte circulatório. Nossos produtos são projetados para permitir que o coração descanse ao melhorar o fluxo sanguíneo e/ou realizar o bombeamento do coração. Para obter informações adicionais, acesse: www.abiomed.com

DECLARAÇÕES PROSPECTIVAS
Esse comunicado contém declarações prospectivas, incluindo declarações em relação ao desenvolvimento dos atuais produtos da Abiomed e de novos produtos, ao progresso da Empresa rumo ao crescimento comercial e futuras oportunidades e aprovações regulatórias esperadas. Os resultados reais da Empresa podem diferir materialmente dos que foram antecipados nessas declarações prospectivas com base em vários fatores, incluindo incertezas associadas com desenvolvimento, testes e aprovações regulatórias relacionadas, incluindo a possibilidade de futuras perdas, fabricação complexa, requisitos de alta qualidade, dependência de fontes de suprimento limitadas, competição, alteração tecnológica, regulamentação governamental, litígios, necessidade futura de capital e incerteza de financiamento adicional, e outros riscos e desafios detalhados nos registros da Empresa na Comissão de Títulos e Câmbio, incluindo o registro do Relatório Anual mais recente no Formulário 10-K e o Relatório trimestral no Formulário 10-Q. Os leitores são advertidos a não depositarem confiança indevida em qualquer declaração prospectiva, que vale apenas na data deste comunicado. A Empresa não assume qualquer obrigação de divulgar publicamente os resultados de qualquer revisão dessas declarações prospectivas, o que pode ser feito para refletir eventos ou circunstâncias que ocorram após a data deste comunicado ou refletir a ocorrência de eventos imprevistos.

Abiomed, Inc. and Subsidiaries
Consolidated Balance Sheets
(Unaudited)
(in thousands, except share data)

June 30, 2017 March 31, 2017

Class B Preferred Stock, $.01 par value    —     —
Authorized - 1,000,000 shares; Issued and outstanding - none
Common stock, $.01 par value    441     437
Authorized - 100,000,000 shares; Issued - 45,791,680 shares at June 30, 2017 and 45,249,281 shares at March 31, 2017
Outstanding - 44,080,941 shares at June 30, 2017 and 43,673,286 shares at March 31, 2017
Additional paid in capital  580,017     565,962
Retained earnings (accumulated deficit)    65,661     (46,959)
Treasury stock at cost - 1,710,739 shares at June 30, 2017  and 1,575,995 shares at March 31, 2017   (64,567)    (46,763)
Accumulated other comprehensive loss  (14,508)    (20,606)
Total stockholders' equity  567,044     452,071
Total liabilities and stockholders' equity $652,217  $  550,414

Abiomed, Inc. and Subsidiaries
Consolidated Statements of Operations
(Unaudited)
(in thousands, except per share data)

Three Months Ended
June 30,

2017  2016
Revenue:
Product revenue$  132,431  $  102,989
Funded research and development   37     6
    132,468     102,995
Costs and expenses:
Cost of product revenue    21,862     15,070
Research and development    16,931     15,660
Selling, general and administrative    60,597     51,032
    99,390     81,762
Income from operations   33,078     21,233
Other income:
Investment income, net   635     269
Other income (expense), net   79     (77)
    714     192
Income before income taxes   33,792     21,425
Income tax (benefit) provision (1)   (3,582)    8,515
Net income$  37,374  $  12,910

Basic net income per share$  0.85  $  0.30
Basic weighted average shares outstanding   43,895     42,811

Diluted net income per share (2)$  0.82  $  0.29
Diluted weighted average shares outstanding   45,608     45,178

(1) Income tax provision includes the effect of the following item:
Excess tax benefits related to stock-based compensation awards *$  16,842  $  —

(2) Diluted net income per share includes the effect of the following item:
Excess tax benefits related to stock-based compensation awards *$  0.37  $  —

* In the first quarter of fiscal 2018, the Company adopted Accounting Standards Update No. 2016-09, Improvements to Employee Share-Based Payment Accounting, which requires that all excess tax benefits and tax deficiencies related share-based compensation arrangements be recognized as income tax benefit or expense, instead of in stockholders' equity as previous guidance required.

Contact Data