Conferência de imprensa de quarta-feira da Conferência Mundial sobre Câncer de Pulmão: avanços e intervenções em PD-1/PD-L1 para prevenir e tratar o câncer de pulmão


YOKOHAMA, Japão, Oct. 19, 2017 (GLOBE NEWSWIRE) -- A última conferência de imprensa da 18ª Conferência Mundial sobre Câncer de Pulmão (WCLC, em inglês) da Associação Internacional para o Estudo do Câncer de Pulmão (IASLC, em inglês) destacou novos avanços em relação à descoberta de PD-1 e PD-L1, incluindo uma discussão do pesquisador a quem se atribui a descoberta da PD-1, bem como intervenções para prevenir o câncer de pulmão e melhorar a qualidade de vida para pacientes de câncer de pulmão.

Inovações no tratamento do câncer de pulmão vinculadas à descoberta da PD-1
O Prof. Tasuku Honjo, do Japão, que foi o primeiro a identificar a PD-1, em 1992, compartilhou uma atualização sobre como bloqueadores da PD-1 foram amplamente utilizados para tratar vários tipos de cânceres. Após décadas de estudo, a pesquisa da PD-1 proporcionou tratamentos de imunoterapia revolucionários que estão sendo anunciados como um “momento penicilina” no tratamento do câncer.

“Acredito que, assim como vários antibióticos desenvolvidos na sequência da descoberta da penicilina agora protegem seres humanos contra ameaças de doenças infecciosas, essa descoberta desempenhará um papel fundamental no avanço da imunoterapia do câncer”, disse o Prof. Honjo. “No futuro, o medo de morrer de câncer deixará de existir.”

Uma pesquisa intensa, combinada à terapia, foi realizada por várias instituições. Especificamente, o Prof. Honjo percebeu que a terapia combinatória com bloqueio de PD-1 utilizando ativadores mitocondriais, especialmente ativadores PGC-1α, pode ser promissora.

Modelo II da Associação Internacional para o Estudo do Câncer de Pulmão
O Dr. Fred Hirsch, dos Estados Unidos, e o Dr. Ming Tsao, do Canadá, compartilharam uma interessante atualização sobre a Fase 2 do Projeto Modelo da PD-L1.

O projeto começou em 2014 durante uma oficina liderada pela Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, em inglês) dos EUA, a Associação Americana para Pesquisa do Câncer (AACR, em inglês) e a Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO, em inglês). Como resultado da oficina, o Projeto Modelo da PD-L1 foi estabelecido com o objetivo principal de comparar os ensaios da PD-L1 utilizados em testes clínicos em termos de desempenho analítico e de diagnóstico. O consórcio por trás do Projeto Modelo incluiu representantes da Bristol-Myers Squibb (BMS), Merck, Genentech/Roche, AstraZeneca, Dako, Ventana e AACR, bem como da IASLC, que está coordenando o projeto.

“Na nova era da imunoterapia do câncer torácico, a avaliação do status da PD-L1 continua sendo um desafio clínico”, disse o Dr. Hirsch. “O principal ponto forte do Projeto Modelo da PD-L1 é a parceria única entre as diferentes empresas farmacêuticas e de diagnóstico, com a IASLC como organização coordenadora.”

O estudo de comparabilidade da fase de Modelo 1 demonstrou que três ensaios da PD-L1 (28-8, 22C3, SP263) mostraram um desempenho analítico comparável para avaliação da expressão da PD-L1 em células do tumor, enquanto o ensaio SP-142 PD-L1 pareceu marcar uma porcentagem menor de células do tumor em comparação aos outros ensaios. Por outro lado, todos os ensaios mancharam células do tumor imunes à infiltração, mas com baixa concordância entre ensaios. O estudo da fase 2 do Modelo, que envolveu amostras clínicas de rotina de câncer de pulmão e 25 patologistas, confirma amplamente os resultados do modelo 1, assim três dos ensaios da PD-L1, 22C3, 28-8 e SP263, são comparáveis para marcação de células do tumor. Os resultados também demonstraram que os patologistas estão bastante seguros da pontuação da expressão da PD-L1 em células do tumor, e a pontuação por lâminas de vidro e imagens digitais são comparáveis.  

Intervenções no envolvimento de comunidades podem reduzir disparidades nos resultados do câncer de pulmão entre minorias
Intervenções implementadas em comunidades de minorias resultaram em alterações no conhecimento, nas atitudes e crenças dos participantes sobre o câncer, bem como nos benefícios percebidos e nas medidas de autoeficácia relacionadas aos exames de câncer de pulmão, conforme revelado na pesquisa apresentada pela Dra. Lovoria Williams, da August University, nos Estados Unidos. Esses resultados são fundamentais para lidar com as significativas disparidades na taxa de sobrevida de pacientes com câncer de pulmão em minorias raciais e étnicas e carentes de cuidados médicos. Leia o comunicado de imprensa na íntegra aqui.

Intervenções de exercícios em pacientes com câncer de pulmão avançado levaram a uma maior funcionalidade, que pode estar vinculada a benefícios à qualidade de vida
Intervenções de exercícios físicos e psicossociais em pacientes com câncer de pulmão em estágio avançado melhoraram a capacidade funcional, que pode ser vinculada aos benefícios à qualidade de vida. O grupo de exercício demonstrou uma capacidade funcional aprimorada na conclusão da intervenção e apresentou uma melhora significativa na qualidade de vida, que pode ser vinculada a uma funcionalidade aprimorada, de acordo com o Dr. Morten Quist, da University of Copenhagen, na Dinamarca. Para ler o comunicado de imprensa na íntegra, clique aqui.

Transmissões ao vivo das conferências de imprensa diárias estão disponíveis aqui.

Sobre a WCLC
A Conferência Mundial sobre Câncer de Pulmão (WCLC) é o maior encontro do mundo dedicado ao câncer de pulmão e outras malignidades torácicas, atraindo mais de 6.000 pesquisadores, médicos e especialistas de mais de 100 países. A meta é disseminar as mais recentes conquistas científicas; aumentar a conscientização, colaboração e o entendimento do câncer de pulmão; e ajudar os participantes a implementar os últimos desenvolvimentos ao redor do mundo. Organizada em torno do tema “Sinergia para Vencer o Câncer de Pulmão”, a conferência irá abranger uma ampla gama de disciplinas e revelar vários resultados de pesquisas e testes clínicos. Para obter mais informações, visite wclc2017.iaslc.org.

Sobre a IASLC
A Associação Internacional para Estudo do Câncer de Pulmão (IASLC) é a única organização global dedicada ao estudo do câncer de pulmão e outras malignidades torácicas. Fundada em 1974, a associação possui mais de 6.500 especialistas em câncer de pulmão em todas as disciplinas, em mais de 100 países, formando uma rede global que trabalha em conjunto para vencer os cânceres de pulmão e torácico em todo o mundo. A associação também publica o Journal of Thoracic Oncology, a principal publicação educacional e informativa para assuntos relacionados à prevenção, detecção, diagnóstico e tratamento de todas as malignidades torácicas. Visite www.iaslc.org para obter mais informações.

Contatos:
Hillary Wasserman
Associada Sênior
HWasserman@GroupGordon.com
+1 732-778-1896

Becky Bunn, MSc
Gerente de Relações Públicas
Becky.Bunn@IASLC.org 
+1 720-254-9509