Mais uma vez, a Artprice está mudando a forma como o mercado de arte funciona, lançando painéis e índices gratuitos e pagos a partir de 2 de setembro de 2014.


Há alguns anos atrás a Artprice adquiriu Xylogic, uma empresa suíça criada por cientistas de renome, em 1987. A Xylogic foi a única empresa a produzir índices e ferramentas econométricas para uma elite do mercado de arte extremamente poderosa, composta por especialistas de arte, empresas de leilão internacionais e grandes colecionadores de arte (veja o nosso documento de referência - Artprice 2013 - homologado junto ao AMF em 17 de julho, 2014).

A Artprice é considerada como a "desreguladora" primária do mercado de arte (veja análise de 20 de agosto de 2014 de negociações e ofertas públicas primárias):
http://www.actusnews.com/communique.php?ID=ACTUS-0-36953

Até agora, a Artprice tem dado acesso a dados extremamente sofisticados desenvolvidos por seus departamentos de estatística e econometria via suas assinaturas de alto padrão. Artprice, a líder mundial em informação do mercado de arte, é o único grupo capaz de minerar e explorar um grande volume de dados de mercado e produzir informação altamente confiável com base no método de vendas repetidas. Esse método consiste em meticulosamente e rigorosamente traçar a história de propriedade de obras de arte, a fim de calcular o seu valor ao longo dos anos.

Hoje, o sucesso comercial da Internet móvel (3,1 bilhões de conexões no mundo todo) se encaixa perfeitamente com a Artprice já que a sua clientela é, por natureza nômade e rica e precisa de acesso imediato a informações sobre o mercado de arte (galerias, operadores de leilões, avaliadores, etc). Aliás espera-se que a Internet móvel seja responsável por 80% de consultas da Artprice no futuro muito próximo. Em agosto de 2014, já foi responsável por 72% (iOS + Android).
Em cima disso, temos 2,7 bilhões de conexões online fixas que muitas vezes se sobrepõem com as conexões móveis.

Há um ano, a Artprice decidiu acelerar seu rebentamento do mercado de arte (em que se tornou um participante inevitável), pedindo para seu departamento econométrico desenvolver uma série de aplicativos extremamente simples, especialmente concebidos para utilização de Internet móvel. Estes aplicativos permitem que a Artprice responda a 70 milhões de consumidores, amadores, colecionadores e profissionais do mercado de arte, e não apenas à elite supramencionada que controlava o mercado.

Agora, em questão de segundos, um comprador ou vendedor usando um smartphone, phablet, tablet ou PC pode acessar exibições gráficas de índice de preços de um artista, o número de obras vendidas por ano, seu volume de negócios de leilão anual, sua taxa de obras não vendidas, a distribuição geográfica de suas vendas por país, por segmento de preço ou por meio artístico, sem mencionar um leque de opções mais avançadas.

Assim, com apenas três cliques do mouse, o não-iniciado pode comparar as curvas de preço de dois artistas e verificar o desempenho de um artista em relação ao índice global Artprice (Índice Geral de Mercado de Arte da Artprice que se tornou uma referência de autoridade no setor ao longo dos últimos 18 anos).

Ao mesmo tempo, ele também pode comparar a valorização do artista com os principais índices do mercado de ações, como o S & P 500, o DAX, o CAC 40, o FTSE, o Nikkei e o S & P Asia 50.
por exemplo: http://www.artprice.com/artist/3416/francois-boucher/index

De fato, nos últimos 18 anos o mercado de arte tem visto uma financeirização exponencial. A maioria dos principais bancos privados e instituições de gestão de riqueza de todo o mundo são clientes da Artprice.

Para criar uma onda de choque e, literalmente, remodelar o mercado da arte (no sentido de "economia disruptiva" descrita por Clayton Christensen) precisávamos condensar os dados macro- e micro-econômicos do mercado, para que os não-iniciados pudessem ter acesso a informações facilmente compreensíveis e pertinentes sobre os artistas e, assim, estar em uma posição para negociar em igualdade com profissionais experientes.

Além disso, para gerar uma economia verdadeiramente perturbadora e viral, uma parte importante desses índices são gratuitos online, e esses índices são características essenciais hoje do perfil online de um artista no modo freemium (o modelo freemium fornece os dados básicos no modo livre e dados de valor agregado no modo de pagamento), gerando uma onda de choque irreversível à relação tradicional entre compradores e vendedores de arte. Esse princípio irá gerar um número impressionante de novos membros Artprice porque para ter acesso a esta informação de modo freemium será necessário se registrar junto à Artprice.

Agora, usando seus smartphones, tablets e PCs, compradores podem rapidamente obter dados resumidos e pertinentes que vendedores não podem ignorar sem correr o risco de serem desestabilizados nas negociações. Para evitar isso, vendedores terão de aderir-se à Artprice para restaurar uma relação de informações simétricas com seus clientes.
Durante séculos a informação assimétrica permitiu um mercado altamente estruturado para comprar e vender arte com margens que já não têm nenhuma justificação econômica no século 21.

Desde janeiro de 2014, a Artprice acelerou a injeção de 80% de seus dados em modo online grátis e agora oferece acesso gratuito a 630 milhões de dados relativos ao período de 1700 até os dias atuais (na forma de licenças de aplicativos de proprietário distribuídos gratuitamente, mas com certas restrições ao usuário) através dos seus acordos com o Google (desde 2003) e Baidu (China). A mesma abordagem foi ativada em 2014, com Bing (Microsoft), que tem uma quota de mercado de 18,4% nos EUA. Então ... a partir de terça-feira, 2 de setembro de 2014, os painéis e os índices serão imediatamente direcionados para todos essas ferramentas de busca.

http://www.artprice.com (c)1987-2014 Thierry Ehrmann

Sobre a Artprice:
A Artprice é a líder global em bancos de dados de índice de arte e de preço de arte. Ela tem mais de 30 milhões de índices e resultados de leilões, cobrindo mais de 500 mil artistas em todo o mundo. Artprice Images(R) dá acesso ilimitado ao maior recurso do mercado de arte no mundo: uma biblioteca de 108 milhões de imagens ou cópias de obras de arte a partir do ano de 1700 até os dias atuais, juntamente com comentários de historiadores de arte da Artprice.

Artprice enriquece permanentemente seus bancos de dados com informações de 4500 leiloeiros e publica um fluxo constante de tendências do mercado de arte para agências de notícias principais do mundo e cerca de 6.300 publicações da imprensa internacional. Para os seus 3.200.000 membros (logon de membro), a Artprice dá acesso a anúncios postados por membros. Esse espaço representa o líder mundial Standardised Marketplace® para comprar e vender arte. Essas vendas ocorrem em dois sistemas: ou vendas a preço fixo ou vendas em leilão (regidas pelos parágrafos 2 e 3 do artigo L 321.3 do Código de Comércio francês).

A Artprice está listada na Euronext Paris SRD L.O. (Euroclear: 7478 - Bloomberg: PRC - Reuters: ARTF)

Comunicados de imprensa:
http://serveur.serveur.com/press_release/pressreleaseen.htm

Descubra o Alchemy e o universo da Artprice http://web.artprice.com/video, que sedia o famoso Museu de Arte Contemporânea, o Domicílio do Caos
http://goo.gl/mwsqp
https://vimeo.com/87859684

http://twitter.com/artpricedotcom
https://www.facebook.com/artpricedotcom

Contato: Josette Mey : e-mail : ir@artprice.com