Artprice: Relatório Anual do Mercado de Arte Global: crescimento de 26% em 2014

Nascido de uma aliança entre Artprice, líder mundial em informações sobre o mercado de arte (fundada e dirigida por Thierry Ehrmann) e sua poderosa parceira institucional chinesa, Artron (dirigida por Wan Jie), o 13º Relatório Anual do Mercado de Arte Global finalmente fornece uma análise perfeita do mercado de arte, tanto de uma perspectiva ocidental, quanto oriental.

As duas empresas uniram seus recursos para analisar integralmente o mercado de arte global, sem precedentes. Dessa forma, o relatório expõe o impacto de um nível extremamente intenso de concorrência.

O relatório contém o famoso ranking Artprice dos 500 artistas mais procurados do mundo, os 100 maiores resultados de leilões, análises do mercado por país e por cidade, por período e por mídia, índices Artprice e 21 capítulos que fornecem uma análise, sem compromisso, do mercado de arte. O relatório está disponível gratuitamente em formato PDF em http://imgpublic.artprice.com/pdf/rama2014_en.pdf

Apesar da deterioração da economia mundial, o mercado de arte global experimentou uma insolente taxa de crescimento de dois dígitos, alimentada por uma mistura efervescente entre lógica de investimento, especulação, paixão pela coleção e uma demanda insaciável pelas assinaturas mais procuradas da nova indústria de museus do mundo. Em 2014, o volume de negócios global em leilões alcançou o nível histórico de US$ 15,2 bilhões, um aumento de 26% em comparação com 2013.

Esse crescimento tem sido impulsionado pelo acesso a informações confiáveis sobre o mercado de arte, pela desmaterialização das vendas de arte (ambos fenômenos relacionados à internet, com 91% dos participantes do mercado de arte conectados), pela "financialização" do mercado, pelo aumento colossal da população de consumidores de arte (de aproximadamente meio milhão em 1945 para cerca de 70 milhões em 2015) e pela expansão do mercado da Ásia, Pacífico, Índia, África do Sul, Oriente Médio e América do Sul.

Tal crescimento também está sendo alimentado por uma florescente indústria de museus (700 novos museus por ano), que se tornou uma realidade econômica global significativa no século XXI. Mais museus foram abertos entre 2000 e 2014 do que durante os séculos XIX e XX inteiros. Com efeito, a demanda por obras de arte de qualidade de museu é um dos fatores-chave para o notável crescimento do mercado de arte global.

O mercado de arte é agora um mercado maduro e líquido, oferecendo rendimentos de 10% a 15% ao ano para obras avaliadas em mais de US$ 100.000. Em 2014, na batalha dos titãs (China X EUA), os Estados Unidos tiveram um crescimento espetacular, tanto em termos de registros de leilão, quanto de volume de negócios global. No entanto, os Estados Unidos perderam o primeiro lugar para a China, que tem o maior mercado de Mestres Antigos do mundo.

A arte é um elemento-chave do conceito de soft power (poder brando), por sua vez um componente essencial da influência internacional de países como os Estados Unidos, China e, em uma escala diferente, Qatar.

De fato, o preço da arte parece estar constantemente mudando de escala. Após estagnar sob um teto de aproximadamente US$ 10 milhões na década de 1980, ele disparou para um teto de cerca de US$ 100 milhões na década de 2000, e, de acordo com o New York Times, em 5 de fevereiro de 2015, ultrapassou o limiar de US$ 300 milhões, com a venda privada de um Gauguin para um comprador do Qatar. A Artprice tem convicção de que, "em breve, superaremos o limiar de um bilhão de dólares".

Sobre a Artprice:

A Artprice está listada na Eurolist pela Euronext Paris, SRD long only e Euroclear: 7478 - Bloomberg: PRC - Reuters: ARTF.

A Atprice é líder mundial em bancos de dados de preços de arte e índices de arte. Ela tem mais de 30 milhões de índices e resultados de leilões, abrangendo mais de 570.000 artistas. Artprice Images(R) dá acesso ilimitado ao maior recurso do mercado de arte do mundo: uma biblioteca de 108 milhões de imagens ou cópias de obras de arte desde o ano 1700 até os dias atuais, juntamente com comentários de historiadores da arte da Artprice.

A Artprice enriquece permanentemente seus bancos de dados com informações de 4.500 leiloeiros e publica um fluxo constante de tendências do mercado de arte para as principais agências de notícias do mundo e cerca de 7.200 publicações da imprensa internacional. Para os seus 3.600.000 membros, a Artprice dá acesso ao maior mercado normalizado do mundo para compra e venda de arte.

Descubra a alquimia e o universo da Artprice http://web.artprice.com/video, que abriga o famoso Museu de Arte Contemporânea, a Morada do Caos http://goo.gl/zJssd https://vimeo.com/87859684

Notícias do Mercado de Arte: http://twitter.com/artpricedotcom

Comunicado de imprensa (PDF)