Novo teste de malária, o illumigene® Malaria, define um novo padrão de excelência para diagnóstico

A Meridian Bioscience colabora com os centros de controle e prevencão de doencas e com a Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar para lancar um teste de diagnóstico até 80.000 vezes mais sensível que as opcões atuais


CINCINNATI, Jan. 27, 2016 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Meridian Bioscience, Inc. (NASDAQ:VIVO) anunciou hoje que recebeu a Marca CE para o illumigene® Malaria, um teste inovador e altamente preciso desenvolvido pela Meridian com a assistência técnica dos Centros de prevenção e controle de doenças (CDC) e da Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar, no Senegal. O teste é até 80.000 vezes mais sensível do que os testes convencionais quanto à detecção do parasita da malária, revolucionando potencialmente o diagnóstico de malária e estabelecendo um novo padrão de excelência. Usando a inovadora tecnologia molecular LAMP, os resultados do illumigene ficam disponíveis em menos de uma hora, e o teste é fácil de usar, pois não depende de um alto nível de experiência técnica. Esse é um grande passo à frente para as pessoas com malária, pois um diagnóstico mais rápido e preciso permite tratamento imediato e melhores resultados. O illumigene Malaria será distribuído na Europa, no Oriente Médio e na África pela Meridian Bioscience Europe e em outros mercados internacionais pela rede de distribuição global da Empresa.

Apesar de uma redução de 60% no número de mortes por malária desde 2000, devido à adoção de melhores medidas de prevenção e aumento do controle, a malária ainda é um dos três principais causadores de mortes de crianças em todo o mundo, com uma média de uma criança por minuto. A malária não é mais apenas uma doença da África Subsaariana ou do Sudeste Asiático. O crescente número de pessoas que migram de outros países onde a malária é endêmica resultou em uma maior incidência da doença na Europa e no Oriente Médio. A proporção de casos de malária importados aumentou durante os últimos anos de 14% para 86% segundo os estudos mais recentes. Compilando os relatórios, quase 43% dos casos de malária registrados nos principais centros europeus ocorreram em estrangeiros. As taxas de malária são muito maiores em imigrantes estabelecidos que viajam para visitar amigos e parentes (VFRs) em seus países de origem. Eles são responsáveis por até 70% dos casos de acordo com vários relatórios, e esse aumento destaca a necessidade de melhores ferramentas de diagnóstico tanto nos países não endêmicos quanto nos endêmicos.

“O illumigene Malaria tem o potencial de alterar as práticas atuais. Um diagnóstico mais rápido e preciso é vital na luta contra a malária. Um diagnóstico realizado precocemente possibilita que o tratamento correto seja prescrito, o que leva a melhores resultados clínicos para a pessoa com malária e direciona os tratamentos da doença para as pessoas certas. Devido ao transporte da parasitemia submicroscópica entre as populações, uma ferramenta robusta, sensível e utilizável em comunidades é necessária para rastrear o reservatório da malária em regiões de pré-eliminação. O illumigene Malaria apresenta essa capacidade”, disse o Professor Daouda NDIAYE, do Departamento de Parasitologia-Micologia, da Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar, no Senegal.

A Meridian Bioscience trabalhou ativamente com ótimos especialistas no CDC e na Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar durante o desenvolvimento do illumigene Malaria e colaborou com essas organizações para criar estudos clínicos. Dados de mais de 200 pacientes do Senegal validaram o desempenho do illumigene Malaria. O teste demonstrou uma sensibilidade de 100%, mas o mais importante é que pacientes infectados que não foram diagnosticados com malária pelos métodos convencionais foram detectados pelo novo teste.

“O cuidado dos pacientes é primordial para o trabalho da Meridian e consideramos as necessidades de todos os envolvidos nos diagnósticos ao desenvolver nossos produtos. A malária ainda é uma das doenças mais perigosas do mundo em países endêmicos e cada vez mais em países não endêmicos. O illumigene Malaria oferece um alto nível de sensibilidade combinado com um rápido tempo de resposta e procedimento simples, uma combinação de atributos que têm sido negligenciados nessa área. Malaria é agora a décima análise disponível em nossa plataforma illumigene, que é usada em cerca de 1.500 instituições em todo o mundo. Estamos orgulhosos de poder nos unir à luta contra a malária com nosso porta-estandarte da tecnologia molecular illumigene”, disse Mike Shaughnessy, Vice-Presidente Executivo e Presidente da Meridian Global Diagnostics.

Notas aos editores:

Sobre o professor Daouda Ndiaye, PharmD, MsC, PhD

  • O professor Ndiaye é professor de Parasitologia e Micologia e Diretor do Centro Africano do Senegal para Excelência em Doenças Genômicas e Infecciosas, baseado na Universidade Cheikh Anta Diop, no Senegal
  • O professor Ndiaye obteve seu PhD na Universidade de Harvard e é atualmente cientista visitante no Departamento de Imunologia e Doenças Infecciosas da Escola de Saúde Pública Harvard TH Chan.
  • O professor Daouda Ndiaye estará disponível para entrevista mediante solicitação.

Sobre o illumigene® Malaria e a tecnologia LAMP

  • O illumigene Malaria é um teste de diagnóstico de malária desenvolvido pela Meridian Bioscience. É um teste molecular que usa a tecnologia Loop-Mediated Isothermal Amplification (LAMP) para ampliar o DNA e detectar a presença do parasita da malária.
  • A tecnologia LAMP é isotérmica e por isso pode ser usada em temperatura ambiente, sem a necessidade de reagentes ao calor ou ao material testado, diferentemente dos testes rápidos de diagnóstico atualmente utilizados para a malária, que usam a tecnologia de reação em cadeia de polimerase (PCR). O illumigene Malaria não requer refrigeração.
  • A tecnologia illumigene é simples, precisa e fácil de usar, o que significa que nenhuma especialidade técnica é necessária para usar o teste. Os resultados ficam disponíveis em menos de uma hora.
  • Os testes do illumigene baseados em LAMP já são usados para diagnosticar doenças infecciosas, incluindo C. difficile, tosse convulsiva e Herpes Simplex Virus, casos em que já se provaram altamente precisos.
  • Os testes do illumigene foram aprovados e usados em outras doenças por mais de 5 anos.

Sobre a Meridian Bioscience, Inc

A Meridian é uma empresa de ciências da vida totalmente integrada que desenvolve, fabrica, comercializa e distribui uma ampla gama de kits de teste de diagnóstico, reagentes purificados e produtos relacionados e oferece tecnologias capacitadoras da biofarmacêutica. Utilizando uma variedade de métodos, esses produtos e testes de diagnósticos oferecem precisão, simplicidade e velocidade em diagnóstico e tratamento precoces de condições clínicas comuns, como infecções gastrointestinais, virais e respiratórias. Os produtos de diagnóstico da Meridian são usados fora do corpo humano e requerem pouco ou nenhum equipamento especial. Os produtos da Empresa são projetados para aumentar o bem-estar do paciente ao mesmo tempo em que reduzem os custos com cuidados da saúde. A Meridian possui posições fortes no mercado nas áreas de infecções gastrointestinais e respiratórias superiores, serologia, parasitologia e diagnóstico de doenças fúngicas. Além disso, a Meridian é um fornecedor de reagentes raros, especialidades biológicas e tecnologias relacionadas usadas por empresas biofarmacêuticas envolvidas na pesquisa por novas drogas e vacinas. A Empresa comercializa seus produtos e tecnologias com hospitais, laboratórios de referência, centros de pesquisa, fabricantes de diagnóstico e empresas de biotecnologia em mais de 70 países em todo o mundo. As ações da Empresa são negociadas no Global Select Market da NASDAQ com o símbolo VIVO. O site da Meridian é www.meridianbioscience.com.

Para cobertura da imprensa sobre as informações do produto em relação ao illumigene® Malaria, incluindo solicitações e imagens (a fotografia da clínica do professor Ndiaye no Senegal está disponível), entre em contato com:

Contato: 513.271.3700
John A. Kraeutler, Diretor-Executivo