GlobeNet e TE SubCom iniciam construção da reposição do trecho Bermudas-EUA (Segmento 5)

O segmento de reposição fornecerá uma nova conexão de alta capacidade entre as Bermudas e os EUA

BOCA RATON, FL and MORRISTOWN, NJ--(Marketwire - Jan 17, 2012) -

• GlobeNet e TE SubCom anunciam o início da construção da reposição do segmento 5 do sistema de cabos submarinos da GlobeNet (ex-BUS-1).
  • O novo segmento terá aproximadamente 1.350 km de comprimento e uma capacidade total projetada de 30 Terabits por segundo.
  • O Segmento 5 é um componente integral do sistema de cabo submarino de dois anéis da GlobeNet que conecta as Bermudas, Brasil, EUA e Venezuela.

GlobeNet, uma provedora internacional atacadista de capacidade submarina e subsidiária da Oi, e a TE SubCom, uma empresa da TE Connectivity Ltd. e pioneira de tecnologia de comunicações submarinas, anunciaram o início da construção da reposição do Segmento 5 do sistema de cabo submarino de alta performance da GlobeNet. O novo cabo submarino proporcionará uma capacidade de corrente 30 maior entre as Bermudas e os EUA, e deve ser concluído no primeiro trimestre de 2013.

O novo segmento terá aproximadamente 1.350 km de comprimento e foi projetado para 150 comprimentos de onda por par de fibra a 100 Gbps por comprimento de onda, proporcionando para o sistema de 2 pares de fibras uma capacidade total projetada de 30 Terabits por segundo. Ele tem a maior capacidade de seção cruzada por par de fibra do qualquer outro sistema construído ou contratado até hoje.

Instalado originalmente pela TE SubCom em 1997, o Segmento 5 da GlobeNet desembarca em St. David's, Bermudas e Tuckerton, Nova Jersey. O projeto de reposição inclui o fornecimento do novo TE SubCom Submarine Line Terminating Equipment (SLTE), que viabiliza a transmissão de múltiplos sinais ópticos de alta largura de banda e qualidade em distâncias ultra-longas. Para o upgrade, foi realizado um levantamento da rota marinha em novembro de 2011.

"A demanda pelos serviços de Internet e de vídeo está aumentando exponencialmente, principalmente nos mercados emergentes como o da América do Sul", disse Erick W. Contag, COO da GlobeNet. "Para garantir o mais alto nível de performance da rede para os nossos clientes de transportadoras, a GlobeNet investe continuamente em upgrades de redes, como nesta reposição do Segmento 5. A rede de menor latência altamente segura da GlobeNet é projetada para dar suporte aos serviços de grande largura de banda, incluindo transmissão de mídia, vídeo de alta definição (HD), jogos online e aplicativos de mídia social. Cada segmento do sistema é essencial e esperamos trabalhar com a TE SubCom para garantir que o Segmento 5 esteja totalmente otimizado para as crescentes necessidades dos nossos clientes".

A rede de cabos submarinos da GlobeNet tem 22.000 km e conecta as Bermudas, Brasil, EUA e Venezuela, e deve atingir a Colômbia.

"Isto é mais um sucesso para o mais recente design de ultra-alta capacidade da TE SubCom com as nossas tecnologias líderes de 40G e 100G", disse David Robles, Diretor de Vendas da Região das Américas, TE SubCom. "Após concluída, a reposição do Segmento 5 será um aprimoramento necessário para todo o sistema GlobeNet que dará suporte à demanda crescente de capacidade entre a América do Norte e a do Sul hoje e no futuro".

GlobeNet
GlobeNet fornece serviços internacionais entre a América do Norte e a América do Sul através de um sistema de cabo submarino de fibra óptica protegido por anel duplo que atende Bermudas, Brasil, Colômbia, EUA e Venezuela. Abrangendo uma distância de mais de 22.000 km, esta sofisticada rede de cabos submarinos é totalmente redundante e oferece a menor latência disponível entre as Américas. A rede liga as estações de desembarque de cabo em Tuckerton, NJ e Boca Raton, FL, USA, com as estações de desembarque de cabo de Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ), Brasil, St. David's, Bermudas, e Maiquetía (Caracas) Venezuela. GlobeNet é uma subsidiária da Oi, provedora de telecomunicações brasileira (que adquiriu a Brasil Telecom em 2009).

Para mais informação, visite www.globenet.net.

TE SubCom
A TE SubCom (SubCom), uma empresa da TE Connectivity Ltd., é uma pioneira de tecnologia de comunicações submarinas e serviços marinhos, e provedora global líder para os requisitos de comunicações submarinas. Aproveitando seu histórico de inovação técnica e performance reconhecida do setor, a SubCom oferece soluções de alta qualidade mais confiáveis para empresas com atividades de comunicação submarina vitais para sua missão central. A empresa projeta, fabrica e instala sistemas em todo o mundo e já implementou mais de 490.000 km de cabos de comunicação submarina -- o suficiente para circundar a linha do Equador 12 vezes. A presença global da SubCom, apoiada pelos principais laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, fábricas, embarcações de instalação e manutenção, depósitos e equipes de gerenciamento que trabalham em conjunto para implementar upgrades de soluções e de redes integradas, com um nível de confiabilidade imbatível que dão suporte as necessidades de telecomunicações, provedores de Internet, offshore e de clientes de ciências em todo o mundo.

Para mais informação, visite www.SubCom.com.

TE Connectivity
A TE Connectivity é uma empresa global de $14 bilhões que projeta e fabrica aproximadamente 500.000 produtos que conectam e protegem o fluxo de energia e de dados dos produtos que tocam todos os aspectos da nossas vidas. Nossos quase 100.000 funcionários são parceiros dos clientes em praticamente todos os setores -- eletrônicos de consumo, energia e saúde, automóveis, aeroespacial e redes de comunicações -- viabilizando que as tecnologias mais inteligentes, mais rápidas e melhores se conectem aos produtos para oferecer todas as possibilidades. Para mais informação sobre a TE Connectivity, visite http://www.te.com.

Informação de contacto:

Para perguntas da mídia para a GlobeNet, contate:
Jaymie Scotto & Associates
+1.866.695.3629