MMX comunica avanços no plano de negócios da MMX Sudeste (AVX)

RIO DE JANEIRO, BRAZIL--(Marketwire - May 23, 2008) - A MMX Mineração e Metálicos S.A. ("MMX" ou a "Companhia") (MMXM3: Bovespa; XMM: TSX) vem, em virtude de recentes acontecimentos, comunicar ao mercado o que segue:

Em Reunião de Diretoria da MMX, realizada em 21 de maio de 2008, foi aprovada a alteração da denominação social da AVX Mineração e Participações Ltda. ("AVX") para MMX Sudeste Mineração Ltda. ("MMX Sudeste"). A aquisição da AVG Mineração S.A. ("AVG") e a Minerminas - Mineradora Minas Gerais Ltda. ("Minerminas") foi realizada pela MMX por meio dessa sua subsidiária direta, conforme fatos relevantes divulgados em 13 de dezembro de 2007 e 3 de março de 2008, respectivamente.

Em Fato Relevante divulgado no dia 3 de março de 2008 a Companhia informou, ainda, que está integrando as operações da AVG com as da Minerminas, por meio da atual MMX Sudeste, com o objetivo de atingir sinergias e ganhos de escala.

O projeto de engenharia para produzir 12 milhões de toneladas por ano continua sendo detalhado, em linha com o anunciado. A engenharia básica está em fase de conclusão, a qual definirá o montante a ser investido pela MMX Sudeste para a realização de seus planos.

Os avanços de pesquisas geológicas, que serão objeto de certificação no final de 2008, indicam preliminarmente que a MMX Sudeste poderá alcançar uma produção superior a 12 milhões de toneladas por ano, podendo atingir anualmente ate 20 milhões de toneladas.

A MMX, antecipando-se a possibilidade do aumento de produção acima mencionado, está em contato com empresas que operam na mesma região, buscando oportunidades de sinergias operacionais, dentre elas, a extensão de ramal ferroviário dedicado à Serra Azul. Estudos preliminares estão em desenvolvimento e indicam que este investimento poderá levar à redução de custos operacionais futuros.

O investimento necessário para os projetos está em fase de detalhamento e será oportunamente anunciado, após aprovação da Diretoria e Conselho de Administração da Companhia.

Maiores informações poderão ser obtidas por meio do e-mail ri@mmx.com.br.

Nelson José Guitti Guimarães
     Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
               MMX Mineração e Metálicos S.A.

DECLARAÇÕES E PROJEÇÕES FUTURAS: Este fato relevante contém algumas afirmações e informações prospectivas de acordo com as leis de valores mobiliários canadenses que dizem respeito ao plano de negócios, operações, performance financeira e condição da MMX, e ainda à produção estimada e vida útil da mina do projeto mineral adquirido. À exceção de declarações de fatos históricos relativos à MMX, algumas informações aqui contidas constituem declarações e projeções futuras. Declarações e projeções futuras são frequentemente caracterizadas por palavras como "planejar", "esperar", "prever", "acreditar", "antecipar", "estimar" e outras palavras de acepção semelhante, ou por declarações de que certos eventos ou condições "podem" ou "irão" ocorrer. Declarações e projeções futuras são baseadas nas opiniões e estimativas da administração na data em que tais declarações são feitas e são lastreadas em uma série de suposições, estando ainda sujeitas a uma série de riscos e incertezas e outros fatores que podem fazer com que os eventos e resultados reais divirjam de maneira relevante dos projetados nas declarações e projeções futuras. As premissas em que tais declarações e projeções futuras estão baseadas em fatores e eventos que fogem ao controle da MMX, sendo certo que não existe a certeza de que se provem corretas. Fatores que podem fazer com que os resultados reais divirjam de maneira relevante dos antecipados por tais declarações e projeções futuras incluem alterações em condições de mercado, variações em teores de ferro e taxas de recuperação, riscos relacionados a operações internacionais, flutuações nos preços de metais e nas taxas de câmbio, alterações em parâmetros do projeto, a possibilidade de custos e despesas não antecipados, a possibilidade de falhas da planta, dos equipamentos e processos em operarem como previsto, a possibilidade de não se conseguir obter as licenças necessárias, o projeto mineral adquirido não ser integrado com sucesso ou tal integração se provar mais difícil, demorada ou custosa do que o esperado, e outros riscos pertinentes à indústria de mineração. Apesar de a MMX ter procurado identificar os fatores importantes que poderiam fazer com que as ações, eventos ou resultados reais divirjam de maneira relevante dos contidos em tais declarações e projeções futuras, podem existir outros fatores que façam com que as ações, eventos ou resultados não sejam antecipados, estimados ou intencionados. Não há garantia de que declarações e projeções futuras se provem corretas, pois resultados reais e eventos futuros podem divergir de maneira relevante daqueles antecipados em tais declarações. A MMX não se obriga a revisar declarações e projeções futuras em caso de as circunstâncias ou as estimativas e opiniões da administração sofrerem alterações, exceto conforme exigido pela legislação de valores mobiliários. O leitor está advertido a não confiar indevidamente em declarações e projeções futuras.

Informação de contacto: Investor Relations: Elizabeth Cruz / Gina Pinto Phone: 55 21 2555-5634 / 2555-5558 ri@mmx.com.br www.mmx.com.br/ri