A Frost & Sullivan premia a Bio-on pela melhor inovação no setor cosmético


  • As Minerv Bio Cosmetics, as microesferas de bioplástico naturais e totalmente biodegradáveis na água e no solo, são o produto de base biológica mais inovador do ano no setor de cosméticos.
  • A Frost & Sullivan considera que a “Bio-On está posicionada corretamente para se tornar líder na revolução dos ingredientes de biopolímeros para o setor de cosméticos”.
  • Para a Frost & Sullivan, as microesferas de bioplástico patenteadas pela Bio-on são “incrivelmente versáteis” e constituem “uma alternativa sustentável para os polímeros sintéticos e podem ser utilizadas não apenas nos cosméticos, mas também nos setores alimentar, sanitário, de embalagens e nos produtos de grande consumo. Com vistas para o futuro, poderão ser uma solução para o tratamento do câncer nos próximos anos”.

BOLONHA (Itália) 8 de outubro de 2018 – A Bio-on, cotada na AIM da Borsa Italiana e ativa no setor do bioplástico de alta qualidade, venceu o prêmio “Best Practices” concedido pela Frost & Sullivan ao componente mais inovador para o setor de cosméticos, obtido de fontes vegetais renováveis (New Product Innovation in the Bio-based Ingredients for the Cosmetics Industry). Os analistas da Frost & Sullivan examinaram atentamente as propriedades extraordinárias das microesferas de bioplástico Minerv Bio Cosmetics projetadas para substituir os microplásticos poluidores derivados do petróleo que atualmente integram muitas formulações de cosméticos. Uma inovação que obteve as certificações Natrue e Cosmos, destinadas a transformar profundamente o setor dos produtos de beleza.

O prêmio, que é reconhecido globalmente como um dos mais prestigiosos e respeitáveis, confirma o caráter único das soluções da Bio-on baseadas em bioplástico natural e totalmente biodegradável. Na realidade, a Frost & Sullivan considera que a “Bio-On está posicionada corretamente para se tornar líder na revolução dos ingredientes de biopolímeros para o setor de cosméticos”.

Nas motivações do prêmio, os analistas da Frost & Sullivan escreveram que a “Bio-on desenvolveu uma gama inovadora de biopolímeros patenteados denominados PHAs (polihidroxialcanoatos) com a marca MINERV que podem ser utilizados como ingredientes cosméticos porque são à base de PHB (polihidroxibutirato), que é um PHA completamente biodegradável. Por isso, o MINERV pode ser biodegradado com facilidade, seja na água marinha como no solo, produzindo subprodutos simples como gás carbônico e água”. Os biopolímeros da Bio-on “substituem com sucesso produtos altamente poluentes como PET, PP, PE, HDPE e LDPE”, que hoje me dia são amplamente utilizados em produtos cosméticos como batom, brilho labial, base, rímel, shampoo, sabonete líquido e creme dental”. A presença dessas partículas microscópicas de plástico derivadas do petróleo e não biodegradáveis é a causa de uma poluição crescente dos mares e motivo de alarme em todo o mundo.

A Frost & Sullivan confirma que as microesferas de bioplástico patenteadas pela Bio-on (produzidas em várias dimensões e em forma de pó) são “incrivelmente versáteis em aplicações que vão desde creme para a pele e maquilagem, até aplicações para os cuidados com os cabelos ou higiene pessoal” e, se for aproveitada sua alta porosidade, “podem agir como vetor e liberar ingredientes bioativos como vitaminas, enzimas, perfumes e outros princípios ativos cosméticos”.

O prêmio reconhece que os bioplásticos da Bio-on “são uma alternativa sustentável para os polímeros sintéticos que podem ser utilizados não apenas nos cosméticos, mas também nos setores alimentar, sanitário, de embalagens e nos produtos de grande consumo, que têm crescimento acelerado. Com vistas para o futuro – escreveram os analistas da Frost & Sullivan - os PHAs poderão ser uma solução para o tratamento do câncer nos próximos anos”.

“A empresa se destaca dos concorrentes – continuaram os analistas – pela capacidade de aceitar os desafios que os clientes devem enfrentar desenvolvendo soluções personalizadas e garantindo apoio integral no campo da pesquisa, desenvolvimento, produção, até as licenças tecnológicas.

Estas são as principais características que distinguem os Minerv Bio Cosmetics, os ingredientes cosméticos (que são fornecidos como pós) constituídos por microesferas de variadas dimensões, projetadas pela Bio-on em bioplástico.

  • Cem por cento naturais. São produzidas com o uso de fontes vegetais renováveis através de um processo de fermentação bacteriana (bactérias benignas para o homem e não patogênicas) e todo o processo se baseia em métodos mecânicos sem o uso de solventes químicos.
  • Cem por cento biodegradáveis. A biodegradabilidade completa na água e no solo foi certificada pela Vinçotte.
  • Esfericidade altíssima e excepcional. No setor cosmético, e em especial com relação aos pós texturizantes, é uma característica procurada pelos produtores porque garante uma fluidez para cremes que se espalham de modo muito fácil e agradável.
  • Altíssima porosidade. Graças a essa característica, é possível fazer com que as microcápsulas de bioplástico absorvam e retenham os princípios ativos que podem ser transportados e liberados para várias aplicações. No caso de alguns cremes cosméticos, a alta porosidade serve para controlar o excesso de sebo.
  • Propriedades óticas realmente extraordinárias. As microesferas de bioplástico da Bio-on permitem a produção de cosméticos que superam o efeito opacizante da maior parte dos produtos que hoje estão no mercado.
  • Podem ser utilizados também em produtos para a proteção solar. O efeito Booster dos ingredientes cosméticos da Bio-on reduz drasticamente a quantidade de filtros solares químicos utilizados na formulação. 
  • É um produto-plataforma. Os pós produzidos com dimensões de 5 a 20 mícrons podem ser utilizados não apenas no setor cosmético, mas também nos setores alimentar, sanitário, de embalagens e nos produtos de grande consumo. E, com vistas para o futuro, como solução para o tratamento do câncer graças à capacidade das microesferas de servirem como vetor dos princípios ativos.

Informações para a imprensa
Simona Vecchies +393351245190 – press@bio-on.it – Twitter @BioOnBioplastic

Bio-On-SpA,-Italy-Award-Logo.jpg

Bio-on S.p.A.

A Bio-on S.p.A., uma Intellectual Property Company (IPC) italiana, opera no setor de bioplásticos efetuando pesquisa aplicada e desenvolvimento de tecnologias modernas de biofermentação no campo dos materiais ecossustentáveis e completamente biodegradáveis de maneira natural. Em particular, a Bio-on desenvolve aplicações industriais com a criação de caracterizações de produtos, componentes e manufaturados de plástico. Desde fevereiro de 2015, a Bio-on S.p.A. se ocupa também do desenvolvimento da química natural e sustentável do futuro. A Bio-on desenvolveu um processo exclusivo para a produção da família de polímeros denominados PHAs (polihidroxialcanoatos), cuja matéria prima são refugos da produção agrícola (entre eles melaço e caldos de refugo de cana de açúcar e de beterraba açucareira). O plástico biológico produzido dessa maneira tem a capacidade de substituir as principais famílias de plásticos tradicionais pelas suas propriedades, características termomecânicas e versatilidade. O PHAs da Bio-on é um bioplástico classificado como 100% natural e completamente biodegradável: essas características foram certificadas pela Vinçotte e USDA (United States Department of Agriculture). A estratégia do emissor prevê a comercialização de licenças de uso para a produção de PHAs e dos serviços acessórios relativos, o desenvolvimento de atividades de pesquisa e desenvolvimento (também por meio de novas colaborações com universidades, centros de pesquisa e parceiros industriais), além da construção de instalações industriais projetadas pela Bio-on.

Emissor
Bio-On S.p.A.
Via Dante 7/b
40016 San Giorgio di Piano (BO)
Telefono +39 051893001 - info@bio-on.it
Nomad   
EnVent Capital Markets Ltd
25 Savile Row W1S 2ER London
Tel. +447557879200
Italian Branch
Via Barberini, 95 00187 Roma
Tel: +39 06 896.841 - pverna@envent.it
Especialista
Banca Finnat Euramerica S.p.A. 
Piazza del Gesù, 49
00186 Roma
Lorenzo Scimia
Tel: +39 06 69933446 - l.scimia@finnat.it

Anexo


Attachments

CS Premio Frost & Sullivan_PO